Seus funcionários atuais são engajados ? O engajamento dos funcionários é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa. Funcionários engajados são mais produtivos, criativos e inovadores, além de serem mais propensos a permanecerem na empresa por mais tempo. Isso leva a um menor índice de rotatividade, redução de custos e um ambiente de trabalho mais positivo.
Razões pelas quais o engajamento é importante:
- Aumento da produtividade: Funcionários engajados são mais propensos a se esforçarem ao máximo e a buscarem maneiras de melhorar seu desempenho.
- Melhoria da qualidade do trabalho: O engajamento leva a um menor índice de erros e a um trabalho de melhor qualidade.
- Maior criatividade e inovação: Funcionários engajados são mais propensos a propor novas ideias e soluções inovadoras para os problemas da empresa.
- Redução da rotatividade: Funcionários engajados são mais propensos a se sentirem satisfeitos com seus trabalhos e a permanecerem na empresa por mais tempo.
- Melhor ambiente de trabalho: O engajamento cria um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, o que beneficia todos os envolvidos.
Mas a razão principal para que uma empresa invista em ter um maior engajamento é a forma como os funcionários tratam os clientes; quanto maior o engajamento, melhor o cliente será tratado e maior será a preocupação em atender bem os clientes e deixa-los satisfeitos. Isso pode ser um grande diferencial, especialmente se você atua num segmento competitivo, para alcançar melhores resultados no mercado.
Formas de aferir o engajamento da equipe:
- Pesquisas de clima organizacional: As pesquisas de clima organizacional permitem que a empresa avalie o nível de engajamento dos funcionários e identifique áreas que precisam ser melhoradas.
- Feedback individual: É importante pedir feedback aos funcionários sobre seu trabalho, sua satisfação com a empresa e suas sugestões para melhorar o ambiente de trabalho. Os líderes, em todos os níveis, precisam também estar engajados, buscar esse feedback de suas equipes e fazer as sugestões chegarem a quem pode, de fato, fazê-las virar realidade.
- Observação do comportamento dos funcionários: Preste atenção no comportamento dos funcionários para identificar sinais de desmotivação ou insatisfação.
- Monitoramento da produtividade: Acompanhe a produtividade dos funcionários para identificar quedas que podem indicar desmotivação.
- Índices de Engajamento: já existem empresas especializadas nessa área, que pesquisam – com frequência – o engajamento dos funcionários, levando à alta direção os resultados (sem identificar funcionários individuais) de engajamento e as tendências ao longo do tempo. Identifique empresas sérias nessa área, que possam ser seus fornecedores e obtenha referências no mercado de clientes satisfeitos se desejar contratar uma empresa assim.
Como os headhunters estão buscando candidatos engajados:
- Avaliação durante o processo de recrutamento: Os headhunters podem utilizar diversas técnicas para avaliar o nível de engajamento dos candidatos durante o processo de recrutamento, como perguntas sobre suas motivações, seus objetivos de carreira e seu interesse na empresa.
- Verificação de referências: Os headhunters também podem entrar em contato com as referências dos candidatos para obter mais informações sobre seu nível de engajamento em seus trabalhos anteriores.
- Busca por candidatos que demonstrem paixão e entusiasmo: Os headhunters buscam candidatos que demonstrem paixão por sua área de atuação e entusiasmo pela oportunidade de trabalhar na empresa.
Caso você esteja convencido, como nós, que o engajamento é importante, converse com seu Headhunter e peça a ele para buscar evidências de alto engajamento nos candidatos para as posições que está trabalhando para você.
Aqui no ISG Brasil acreditamos que engajamento é fundamental e estamos preocupados que os candidatos encaminhados para avaliação de nossos clientes tenham um histórico de alto engajamento com as empresas para as quais trabalham ou trabalharam; dessa forma, garantimos que tenham as ferramentas necessárias para levar sua empresa a níveis ainda mais altos, em termos de atendimento a clientes, produtividade, criatividade e inovação.
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