Há algum tempo atrás escrevi um artigo onde eu dizia que vocês, meus bravos leitores, não perderiam seus empregos para a IA, mas poderiam perder seus empregos para alguém que soubesse usar a IA melhor que vocês… e eu exortava os leitores a aprender a usar essas ferramentas, para não ficar para trás.
Vivemos em uma era onde a inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como trabalhamos e interagimos com o mundo. Em todos os lugares, a IA é uma ferramenta poderosa que nos auxilia em diversas tarefas, desde a otimização de processos até a tomada de decisões mais estratégicas e isso será cada dia mais prevalente. Muito tem se falado da IA e suas aplicações, mas hoje eu gostaria de inverter essa lógica e falar um pouco do papel do ser humano nesse novo mundo. Afinal, qual o papel do ser humano nesse cenário cada vez mais tecnológico?
A resposta é simples: as soft skills. Enquanto a IA brilha em tarefas que exigem precisão e velocidade, como análise de dados e automação de processos, as habilidades humanas, como a criatividade, a empatia, a capacidade de comunicação e o pensamento crítico, continuam sendo essenciais, e serão sempre essenciais. É como se a IA fosse a tela, o pincel e as tintas, que apenas nas mãos de um pintor habilidoso e criativo se transformam numa obra-prima.
Por que as soft skills são tão importantes na era da IA ?
- Complementaridade: a IA é uma ferramenta, não um substituto. Ela precisa ser orientada e interpretada por nós, humanos. Sem nós, seres humanos, a IA entraria numa espiral descendente, cada dia mais repetitiva e menos “criativa” até que apenas repetisse sempre as mesmas fórmulas, sugestões e tarefas. Apenas sendo treinada por obras e opiniões de seres humanos, únicas, desafiando paradigmas, a IA pode evoluir e se tornar ainda mais útil. O futuro será complementar, com IA e seres humanos trabalhando juntos para chegar a patamares cada dia mais altos.
- Inovação: a IA pode gerar ideias, que dependerão sempre do treinamento baseado em conteúdo humano, mas somos nós quem as transformamos em soluções inovadoras.
- Relacionamentos: a IA não substitui a necessidade de construir relacionamentos sólidos com colegas, clientes e parceiros. Talvez, no futuro, a IA seja mais um grupo com o qual os serem humanos se relacionarão mais intensamente, mas os relacionamentos entre humanos continuarão sendo os mais importantes.
Quais soft skills devemos desenvolver para sermos exitosos ?
- Criatividade: a IA pode gerar diversas opções, mas a escolha da melhor alternativa e a criação de novas ideias dependem da nossa criatividade. Sim, há pessoas mais criativas que outras, mas todas – e eu repito aqui: todas – são muito mais criativas que a IA.
- Empatia: entender as necessidades dos outros e construir relacionamentos sólidos são habilidades cada vez mais valorizadas e essa característica será cada dia mais importante no mundo cada dia mais tecnológico. Sem ela, todas as ofertas tendem a ser muito parecidas e as necessidades dos clientes, por exemplo, tenderão a ser esquecidas ou relegadas a um segundo plano.
- Comunicação: a capacidade de se expressar de forma clara e concisa é fundamental para trabalhar em equipe e influenciar outras pessoas. Como diria um fenômeno da comunicação há muitos anos (Chacrinha): “quem não se comunica, se trumbica…
- Pensamento crítico: a IA nos fornece dados, mas somos nós quem precisamos avaliar esses dados face ao contexto que estamos vivendo e tomar decisões estratégicas.
- Adaptabilidade: o mundo do trabalho está em constante mudança, e a capacidade de se adaptar a novas tecnologias e desafios é essencial.
Dependendo da situação, do segmento, da concorrência, outras soft skills podem ser necessárias, mas essas 5 soft skills acima são mandatórias em qualquer caso. E você, identifica alguma outra que seja essencial ? Conta pra gente nos comentários ! Vamos adorar te ouvir.
O desafio de se desenvolver
Desenvolver soft skills exige esforço e dedicação. É como aprender a tocar um instrumento musical: requer prática e persistência. Mas os benefícios são inúmeros: maior satisfação no trabalho, melhores resultados e um futuro mais promissor.
A IA é uma aliada poderosa, mas somos nós quem determinamos o futuro. Ao investir no desenvolvimento das nossas soft skills, estamos nos preparando para um futuro onde a inteligência humana e a artificial caminham lado a lado, criando um mundo mais inovador e humano. A IA pode fazer muito, mas só nós podemos fazer a diferença!
O ISG Brasil não esquece nunca do lado humano; ao buscar profissionais para sua empresa, usamos IA, usamos tecnologia, mas acreditamos que só levando em consideração também as soft skills e o lado humano das contratações somos capazes de te apresentar aquele profissional ideal para sua empresa.
#isg #rh #softskills #IA #desenvolvimentoprofissional