A avaliação de desempenho, tradicionalmente vista como um momento tenso e formal, está passando por uma transformação e o RH deve se apropriar desse importante processo e ajudar os Gestores a ser mais assertivos e corretos em seu feedback aos liderados. Mais do que ser um julgamento anual, ela se tornou uma oportunidade contínua de crescimento e desenvolvimento. O feedback, positivo ou negativo, precisa ser imediato, baseado em fatos (contra fatos não há argumentos), não percepções. Se for positivo, deve-se mencionar o porquê aquele exemplo é digno de nota e reforçar as razões pelas quais o exemplo deve ser repetido. Se for negativo, deve-se evitar juízos de valor, dizer porque esse fato é negativo e o que a empresa perde ou poderia perder, caso ele se repita.
Um novo olhar sobre o desempenho
Imagine um cenário: Pedro, um programador talentoso, sempre entrega seus projetos no prazo. No entanto, suas ideias inovadoras raramente são apresentadas em reuniões. Em uma avaliação tradicional, Pedro poderia ser visto como um funcionário “adequado”. Mas, ao adotar uma abordagem mais holística, sua empresa percebeu que estava perdendo um potencial enorme. Ele deve ser motivado a se expor mais frente ao grupo, mostrar caminhos, sugerir inovações, afinal, ele é capaz disso, talvez seja apenas um pouco tímido ou inseguro.
Indo além dos números
Hoje, as empresas estão buscando métricas que vão além dos números. Habilidades como comunicação, colaboração e pensamento crítico são cada vez mais valorizadas. Um estudo da Harvard Business Review revelou que 89% dos líderes acreditam que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills para o sucesso profissional. E é isso que nos diferencia de uma IA, as soft skills, sem as quais tudo fica muito mecânico e monótono. Precisamos valorizá-las e mostrar aos colaboradores que precisamos delas para nos diferenciar dos concorrentes.
Feedback contínuo e personalizado
O feedback constante é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores. Em vez de esperar pela avaliação anual, os gestores devem oferecer feedback regular, celebrando as conquistas e identificando áreas de melhoria. Eu sempre brinco, dizendo que para cada colaborador, deve haver um livro “cinza”, onde se deve registrar os exemplos positivos e negativos do dia a dia. Nunca devemos permitir que o funcionário se surpreenda com uma avaliação formal. Ele deve saber, diariamente, como o Gestor avalia seu trabalho, pois isso possibilita reforçar seus pontos fortes e desenvolver outros onde ele ainda não conseguiu se diferenciar. Além disso, o feedback deve ser personalizado, considerando as necessidades e objetivos de cada indivíduo e da empresa também.
É importante registrar também a chamada Avaliação 360 graus, onde subordinados, pares e gestores avaliam cada colaborador com respeito, transparência e isenção. O resultado será um aumento significativo na satisfação dos funcionários e na qualidade do trabalho em equipe.
O poder da autoavaliação
Incentivar os colaboradores a fazerem uma autoavaliação regular é outra prática eficaz. Ao refletir sobre suas próprias conquistas e desafios, os funcionários se tornam mais engajados e responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Tecnologia a serviço do desenvolvimento
As ferramentas tecnológicas estão revolucionando a forma como as empresas gerenciam o desempenho. Plataformas de feedback contínuo, softwares de mapeamento de competências e inteligência artificial são alguns exemplos de soluções que podem otimizar o processo e torna-lo mais leve e eficaz.
Um futuro mais promissor
Ao adotar novas abordagens para a avaliação de desempenho, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, engajador e inovador. Os colaboradores se sentirão mais valorizados e motivados a alcançar seus objetivos, o que, por sua vez, impulsionará o crescimento da organização.
O que acontece na sua empresa ? Estão levando a sério a avaliação de desempenho como uma ferramenta para melhorar a empresa como um todo ? A avaliação de desempenho precisa deixar de ser um mero cumprimento de formalidade para se tornar uma poderosa ferramenta de desenvolvimento. Ao investir em feedback contínuo, personalizado e baseado em competências, as empresas podem construir equipes mais fortes e alcançar resultados excepcionais.
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